Depoimento sobre transição capilar.

20:14

Nos últimos tempos, o assunto transição capilar acabou virando uma "febre" na internet, mas poucas pessoas falam sinceramente sobre o assunto. O que mais vemos, é uma chuva de conteúdos sobre produtos e muito pouco sobre o que é realmente passar por tudo isso, o processo de aceitação, as dificuldades e o principal, não existe glamour em passar por tudo isso.
Decidi começar a minha transição capilar por poucos motivos, mas eles eram fortes o suficientes pra mim. O primeiro é que pensei que meu cabelo pudesse voltar de fato, ao o que ele era, o que não aconteceu. O segundo, não me sentia bem quando ia em piscina, praia e esse tipo de coisa, não conseguia ser feliz se meu cabelo não estivesse escovado, nível Monalisa. O terceiro, é que tenho um longo histórico de "rejeição" a química, meu cabelo não crescia bem, vivia quebrando, mesmo com todos os cuidados possíveis. 
Tomei essa decisão logo após fazer minha última química, que foi uma selagem capilar e de cortar franja, uma das coisas que mais sinto falta, é de usar franja mais curta, além de acordar "bonita', enfim, após tomar essa decisão, comecei a procurar na internet a respeito, foi quando encontrei vídeos da Dani Azevedo, falando sobre a transição dela. Ao olhar aqueles cachos lindos, lembrei de quando era criança, pois o meu cabelo era dez mil vezes mais solto do que ele é hoje, foi então que tive esperanças que tudo isso pudesse dar certo.
Seis meses depois de começar a transição, em dezembro de 2014, decidi dar um corte realmente significativo no cabelo e colocar mega hair, um alongamento cacheado que fosse o mais parecido com o que o meu cabelo era antes de começar a usar química, foi a fase mais gostosa nesse processo todo, pois pela primeira vez me senti de verdade, bonita. Durante um curto tempo... Com seis meses de mega, resolvi fazer o big chop e retirar tudo o que o meu cabelo ainda tivesse de química, mas não foi muito interessante. O meu cabelo não se misturou de forma perfeita no mega, então dava para ver alguns cachos bem pequenos, no meio de outros maiores, porém, ainda parecia que fosse voltar ao o que era. Nove meses depois, chegou a hora de tirar o alongamento de vez e começar a cuidar de verdade do meu cabelo natural, pois durante o tempo que fiquei de mega, não conseguia cuidar corretamente, o que deixou o meu cabelo muito judiado. Tirei o mega no final de fevereiro, começo de março do ano passado (2016), desde então, venho cuidando e me adaptando a este cabelo que não é nada fácil. 
Quantas vezes, vemos vídeos de finalizações, inspirações de meninas cacheadas super maquiadas, marcas investindo nelas e quando você vai testar em você, daria um daqueles vídeos de expectativa vs realidade, sabe? Um belo meme para a internet. Você acorda, o cabelo esta uma verdadeira tristeza, todo amassado, algumas vezes sem chances de conseguir arrumar, é muito complicado viver todo esse processo. 
Claro, para quem tem o cabelo mais solto, é muito mais fácil, pois mostra crescimento, é mais fácil para cuidar, para fazer penteados e esse tipo de coisa. Mas, no meu caso, o meu cabelo era de um jeito e hoje é muito mais crespo e menos cacheado, não mostra crescimento e a forma de pentear se resume em três formas, com grampo na lateral, sem nada e preso com uma meia ou elástico. Muitas vezes me olho no espelho e penso: será que fiz uma boa escolha? Pois sinceramente, não venho me achando nem um pouco bonita. 
Além disso tudo, durante esse processo todo de aceitação, de cuidado e de "libertação", é muito importante o cuidado das pessoas que são especiais para você, que você ama, pois é um momento delicado, difícil e muitas palavras machucam com maior facilidade. Algo que eu não tive de muitas pessoas que eu amo ou amava, que faziam parte da minha vida, do meu dia a dia. Se nem elas pudessem me apoiar, imagina o mundo lá fora? Quando eu nem mesma conseguia confiar em mim para sobreviver a transição, ao big chop e ao cabelo indefinido. 
Nas férias de janeiro viajei para praia e foi novamente, uma situação muito delicada e de glamour zero, porque o cabelo resseca, quando molha e o creme sai completamente não tem forma, arma, fica com um aspecto completamente estranho, sabe? Pense numa esponja de aço, conhecida como bombril, a sensação é de ter isso na cabeça. Não é legal... Mesmo com todos os cuidados possíveis, usando produtos específicos e de qualidade. Então não, não sei se recomendaria viver tudo isso para outra pessoa
Atualmente, leio várias meninas falando que escovar o cabelo ou voltar a usar químicas, é trair o movimento cacheado. Me pergunto, que movimento? Ninguém passa pela transição por você, ninguém sofre com o cabelo que "não tem jeito", por você, então ninguém tem o direito de julgar as suas decisões, pois é uma mudança não apenas física, mas que mexe com o emocional o tempo o todo. No meu caso, quando sinto vontade faço sim escova e aproveito cada minuto "lisa", pois me sinto feliz e bonita. Não penso em voltar a fazer química, pela saúde do meu cabelo que hoje, acredito ser muito mais importante. Mas não quer dizer que me sinta bem o tempo todo, bonita, feliz ou que viva um glamour. 
A única certeza que posso passar diante de toda a minha experiência, é que essa mudança precisa começar primeiro internamente, para que você tenha força suficiente para aguentar esse processo todo, de forma saudável. 

Confira imagens do antes e depois: 

2014 





2014/2015 - Alongamento







2016/2017 Indefinido e com escova. 






A última foto é da semana passada, onde a diferença é extremamente gritante para a de cima, de um mês atras. São muitas mudanças e por mais que tudo pareça ser simples, não é. Por isso hoje resolvi falar a respeito da minha experiência. 
Acredito que enquanto você se senti bem e a imagem que você vê no espelho te agradar, não tem porque mudar. 


Insatagram: @blogamebatom
Facebook: Ame Batom

PS: O blog agora não tem mais canal no youtube, resolvi excluir de vez. 

You Might Also Like

24 comentários

  1. Adorei o post. Acho que a transição capilar é algo individual e as pessoas tem o direito de usa-lo como se sentir bem, seja crespo, cacheado ou alsiado. As pessoas estão em constante transfomrações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, acho que o principal é respeitar cada uma dessas fases

      Excluir
  2. Bom você fica linda com os dois tipos de cabelo.
    Eu imagino como deve ser difícil porque eu não consegui.....e ainda estou na progressiva.

    Se eu deixar o meu cabelo voltar ao natural vou ter que alongar, porque tenho muito pouco cabelo e ele fica armado por não ter peso =/
    Difícil!

    Seguindo o blog flor!

    Beijinhosss
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora o meu da última semana para cá, começou a "cair" e ficar mais comportado, usando um gel creme... É muito complicado! Beijos e seja muito bem vinda linda!

      Excluir
  3. Deve ser mesmo difícil querida, não imaginava que era um processo tão doloroso emocionalmente. Muita força, sua linda <3
    THE PINK ELEPHANT SHOE // SORTEIO DE CABAZ DE PRIMAVERA //

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como é, até agora ele é muuuito desgastante! Beijos linda!

      Excluir
  4. Oie!
    Adorei seu relato. Acho que quem deve escolher passar pela transição ou não, ou desistir dela depois, é você. Imagino o quão difícil seja dedicar todo um tempo cuidando do cabelo pra que ele fique todo natural, e quanto tempo leva... deve dar muita vontade de desistir e sentir falta de como ele era antes, com química. Mas tudo passa, acho que você só tem que se acostumar, dar um tempinho, até ele crescer mais e poder se adaptar. E depois, se não gostar, sempre tem outro caminho pra tentar. Parabéns por passar por esse processo, acho que atualmente ele está super lindo :D

    Beijos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, essa semana esta ainda mais solto e diferente... Continua indefinido, é um longo caminho a percorrer... beijos

      Excluir
  5. Gostei de saber o seu relato sobre a transição. O importante é que você está se sentindo feliz com o seu cabelo atualmente. Deve ter sido bem difícil passar por todo o processo e ter que ouvir opinião das pessoas que muitas vezes machuca.
    Thaís o seu cabelo é lindo.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Machuca mesmo, mas o importante é que esse tipo de situação acaba nos fortalecendo de diversas maneiras... Muito obrigada! beijos

      Excluir
  6. bOA NOITE, COMO VAI? Gostei bastante do seu post auto explicativo, realmente é dificil quando as pessoas ficam nos criticando por nossas escolhas.
    beijos
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bem e você? Que bom que gostou, fico muito feliz em saber disso! Beijos

      Excluir
  7. ai que amei o post e achei legal você relata isso aqui no blog

    💘com amor💘
    http://dosedestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, tento fazer a transição mas no final desisto, eu gosto do meu cabelo alisado, porém a química mais a chapinha acaba muito com o cabelo, mas continuo nessa luta haha, continue assim faça uma escova se te der vonta o importante é você se sentir bem <3
    https://garotaglam10.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta diminuir o uso da chapinha, ou escolher uma com temperatura mais baixa para agredir menos o cabelo D:
      Fico super feliz com o seu comentário! Beijos

      Excluir
  9. Amei teu relato. Minha raiz está crescendo e estou em um grande dilema, progressiva ou deixar crescer? As pessoas me falam que devo fazer o que acho melhor pra mim, mas eu simplesmente não sei. Não queria passar mais química mas acho que eu não me reconheceria cacheada, só lembro que nunca gostei de mim cacheada, mas quando passo a mão na raiz do meu cabelo da vontade de sentir ele todo assim enroladinho. Vai entender né? Eu tava pensando em usar lace, acho que eu iria passar pelo processo sem me achar muito feia, mas ainda estou decidindo, beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho lace liiiiiinda, meu sonho ter uma! Mas no fim não sei se usaria. Eu acho que você tem seguir seu coração, são fases e mais fases, talvez você se encontre hoje em dia nas duas formas... Me conta o que decidir! beijoss

      Excluir
  10. mt bacana vc falar mais sobre sua transição pois varias meninas estao passando por isso, seu cabelo cacheado é mt lindo!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Não deve ser fácil, muito bom compartilhar sua experiência!
    Beijo
    ;)
    Blog| Instagram| Canal no Youtube|



    ResponderExcluir

Curta nossa página no facebook:

Subscribe